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Branding e Identidade Visual

O que é identidade visual?

Basicamente, a identidade visual é o conjunto de elementos visuais que representam uma empresa ou produto. 

Cores, tipografia, formas, ícones, texturas são alguns dos símbolos gráficos que podem compor algo maior para uma marca que é o logo. 

Quando falamos em uma marca, geralmente a primeira que nos vem à cabeça é o logo ou pelo menos as cores que envolvem uma marca ou produto, correto? 

E é justamente por isso que a identidade visual é tão importante para as estratégias de marketing. 

Uma empresa com identidade visual forte e marcante certamente será mais lembrada pelos consumidores.

Ao começar a desenvolver uma identidade visual, é preciso levar em conta o que a empresa deseja transmitir e como pretende se posicionar no mercado. 

E um dos principais desafios é tornar real e material todas essas idealizações. 

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O que significa Branding?

Branding ou Brand Management é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado. A estratégia busca a admiração e desejo pelos valores que a marca cria em torno de si mesma. Seu objetivo principal é despertar sensações e criação de conexões fortes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca no momento de decisão de compra.

Nos tempos atuais, por grande influência das mídias digitais, muitas marcas viram o aumento de concorrência pela audiência do seu consumidor. Esse momento foi crucial para a virada de chave e investimento em estratégias diferenciadas e mais intimistas. Aí que entra o Branding!

Principais Benefícios Branding e identidade visual

Um ponto de venda sem identidade visual, seja uma loja, um restaurante ou qualquer outro tipo de atividade, não tem “personalidade”. Assim, ninguém sabe muito bem o que esperar dele e acabam aparecendo por ali pessoas que não precisam de seu produto ou serviço, gerando uma decepção.

E pior que isso: consumidores que adorariam ser clientes de sua empresa não se dão conta do que ela faz, e nem entram na loja.

Assim, a empresa fica cada vez mais conhecida e fortalecida no mercado, se destacando perante os concorrentes e aumentando as chances de vender mais no médio e longo prazo.

A identidade de uma marca é o que faz seu público entender seu diferencial competitivo, aquilo que sua empresa faz melhor que as outras.

Uma identidade visual bem desenvolvida, como a do restaurante Outback, deixa bem claro para seus clientes que seu diferencial é uma excelente comida, acompanhada de um atendimento excelente.

Se o diferencial é aquele benefício valorizado pelos clientes e que seu estabelecimento oferece melhor que os concorrentes, posicionamento é o lugar que você quer ocupar na mente do público, assim que ouvem seu nome ou veem seu logo.

Sem o desenvolvimento de uma identidade visual, isso será impossível.

Imagine que sua marca comece a ficar famosa e conhecida, sendo recomendada por seus clientes. Sem o desenvolvimento de uma identidade visual clara, com cores e um logo bem definidos, vai ser mais difícil das pessoas saberem de quem eles estão falando, e sua marca perde toda força.

Alguém foi ao seu estabelecimento e adorou. Um dia, resolve voltar, ou procurar outra loja do grupo, mas não consegue achar, porque não houve desenvolvimento de identidade visual para isso, e fica difícil dele se lembrar exatamente como era o local. A nova compra que ele queria fazer, não acontece.

A facilidade na hora de identificar a sua marca, demonstrar carinho e empatia permite que o público seja um consumidor fiel. É nesse ponto que esse público passa a ser até mesmo um defensor da sua marca, inclusive facilitando o “Marketing boca a boca” nas redes sociais e demais canais online.

Marcar presença na internet e, consequentemente, na mente e preferência das pessoas as leva a recomendar o seu negócio, destacando todos os seus pontos positivos.

Em meio a tantas marcas concorrentes, ser original deve ser pré-requisito para conquistar seus consumidores. E essa característica pode surgir de diversas formas, sendo muitas vezes como aspectos visuais: uma paleta de cores que se diferencia do mercado, elementos singulares que traduzem a essência da empresa e um conjunto que une o melhor da forma e da função. Um design bem projetado, sem dúvidas, trará sucesso ao seu negócio!

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